ᐈ Como fazer uma carta de motivos para a universidade?

Quando você terminar sua preparação básica, é hora de iniciar estudos especializados para poder optar por um emprego melhor e uma qualidade de vida muito melhor do que a média. Mas a realização deste tipo de ensino superior geralmente depende de alguns requisitos especiais, como é o caso de carta de motivos para universidade.

Ser capaz de acessar uma universidade de prestígio na carreira que você deseja nem sempre é fácil, principalmente em institutos privados. No entanto, você pode aumentar suas chances de ser admitido ao escrever seu carta de motivos para entrar na universidade.

Portanto, recomendamos que você siga os parâmetros sugeridos neste guia, para que possa se apresentar adequadamente a quem tem o poder de decidir seu futuro acadêmico.

como escrever uma carta de motivação para universidade

Como escrever uma carta de motivação para a universidade?

A redação e apresentação deste documento é fundamental para que os selecionadores vejam o potencial que você tem, e lhe dê a oportunidade de ingressar em sua instituição. Portanto, você deve cuidar de vários aspectos dele, desde a seleção da fonte adequada, até cada componente de sua estrutura.

formato de carta

É importante considerar a estrutura visual da nossa carta, pois isso mostrará ao leitor que você se preocupa com os detalhes técnicos. Entre os parâmetros a serem considerados estão os seguintes:

  • O tamanho do papel deve ser A4 ou carta.
  • O tipo de letra deve ser facilmente legível e seu tamanho deve estar entre 11 e 12 pontos.
  • A margem deve ter 2,5 cm em todas as suas extremidades e espaçamento entre linhas de 1,5. Isso facilitará a leitura.

Parâmetros importantes de redação

Você deve ver sua carta de inscrição na faculdade como se fosse seu próprio currículo pessoal, pois deve tentar resumir sua preparação anterior e destaque os aspectos positivos de si mesmo. Mas ao contrário de um currículo profissional, você deve expressá-lo como uma escrita contínua, referindo-se a si mesmo na primeira pessoa e sempre usando um tom amigável.

É muito importante que você cuide da sua ortografia e que você tente não se espalhe muito fino. Apenas aponte os aspectos mais marcantes, de acordo com a estrutura ideal que apresentamos a seguir.

Estrutura ideal de uma carta de motivos para universidade

Embora cada carta de justificativa da universidade deva refletir os aspectos próprios do candidato, é necessário seguir uma estrutura semelhante em todos os casos; para que o leitor tenha conteúdo de valorque permite que você veja por que você deve ser admitido na universidade que eles representam.

1. Informações de contato

Embora às vezes essa informação não tenha muita relevância, é extremamente importante, pois mesmo tendo todas as qualidades que a universidade exige, sem essa informação eles não poderão entrar em contato com você para lhe dar a boa notícia.

Neste segmento você deve incluir seu nome e sobrenome, e-mail e número de contato ou qualquer outro método que você usa regularmente para se comunicar. Não é necessário expandir esta seção, bastando dois ou três meios de contato.

2. Dados da universidade

Logo na contrapartida dos dados de contacto e dados pessoais deverá colocar os dados da universidade, indicando o seu nome e direção. Isso dá mais formalidade à carta, além de refletir seu interesse em entrar nessa faculdade em particular.

Além disso, se você conhece as informações e tem a possibilidade de endereçar a carta especificamente ao responsável pela análise das solicitações, deve fazê-lo.

3. Saudação e apresentação

Você deve começar a carta com cerca de duas linhas onde você fornece uma saudação formal e depois indica o motivo da sua carta. aqui você deve indique para qual grau você está se candidatandopara que o leitor saiba imediatamente qual perfil de aluno esperar.

4. Conquistas e interesses

Uma maneira de mostrar que você tem potencial para ser um excelente aluno na faculdade em que deseja entrar é através resultados da sua preparação anterior. Portanto, se você obteve boas notas ou participou de atividades relacionadas à área de estudo que lhe interessa, deve mencioná-lo nesta seção de sua carta de justificativas para a universidade.

Aponte os aspectos desse campo de estudo que atraem sua atenção e por que você acha que pode ser um excelente aluno nessa área.

5. Expectativas

Você pode dedicar um pequeno segmento para sutilmente elogiar a universidade, por meio de alguma frase que descreva por que você está tão interessado em ser admitido lá. Nesta seção, você também não deve se estender muito, lembre-se de que a carta é sobre você falando sobre você e suas habilidades.

6. Adeus

Termine sua carta de razões para a universidade com um despedida educada e formalindicando que você está ansioso para receber boas notícias sobre sua inscrição.

Todas estas orientações serão úteis para quando pretender fazer estudos mais avançados, devendo apresentar uma carta de motivação para um mestrado ou outros estudos especializados.

exemplo de carta de motivação para faculdade

Uma das maneiras mais fáceis de entender como escrever sua carta de motivos para universidadeé através de um exemplo prático, onde você pode ver como os conselhos que lhe demos se aplicam a cada segmento da estrutura.

Julian Alberto Mantilha Silva

Telefone: 676 00 00 01

E-mail: [email protected]

funcionário de admissões

Universidade Politécnica de Madrid

28040 Madri, Espanha

Caro Diretor de Admissões:

Receba uma saudação cordial de mim.

Esta carta é para informá-lo do meu desejo de ser admitido na graduação em Engenharia da Computação.

Gostaria de expressar que minha paixão pelo mundo da informação eletrônica vem desde muito jovem, pois aos 8 anos fiz meu primeiro curso para aprender a gerenciar equipamentos e redes.

Na minha preparação académica assumi com excelentes notas todas as disciplinas relacionadas com a gestão de equipamentos e programas informáticos. Da mesma forma, o desenvolvimento de novas tecnologias me atrai, por isso estou em constante busca de informações para me manter atualizado.

Considero que este é um dos aspetos que devem caracterizar um Engenheiro Informativo, pelo que considero que esta pode ser a carreira que me identifica e me permite atuar na área laboral de forma satisfatória.

Entendo que este é um campo de trabalho em crescimento e cada vez mais demandado, por isso estou interessado em me preparar adequadamente para poder dar contribuições significativas neste campo altamente competitivo.

Acredito que a Universidade Politécnica de Madrid é a instituição perfeita para me ajudar a formar e crescer como profissional de alta qualidade, devido à sua vasta experiência e prestígio no meio académico.

Sem mais referências, despeço-me respeitosamente, esperando receber boas notícias suas sobre minha admissão.

Sinceramente

Julian Mantilha

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Subir