Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

ᐈ Como pedir emprego a conhecidos e amigos 【6 + 2 dicas】

Ir a entrevistas de emprego e enviar vários pedidos de emprego não é o único método para conseguir um cargo em uma vaga. Mas talvez você não tenha considerado que pedir um emprego a um amigo ou conhecido pode dar resultados muito melhores.

E você provavelmente tem algum conhecidos ou amigos que são dedicados ao seu mesmo setor ou similar e que podem representar uma excelente oportunidade para você ser contratado.

Mas é comum que essa situação pareça uma um pouco desconfortável e difícil de abordar, especialmente quando você não tem muita confiança com essa pessoa. É por isso que neste artigo vamos explicar algumas chaves essenciais para você aprender como se candidatar a um emprego conhecidos ou amigos adequadamente.

como pedir emprego a um conhecido

Diga a diferença entre conhecido e amigo

Para começar, você deve deixar claro que há uma certa diferença entre o tratamento que deve ser dado a um conhecido e a um amigo ao se candidatar a um emprego.

Entre amigos, os meios de encontro podem ser mais frequentes e geralmente há confiança ao fazer determinadas solicitações, como pedir um emprego, por exemplo. No entanto, você deve tentar separar a amizade das responsabilidades do trabalhopois é importante manter esse limite bem definido.

Por sua vez, os conhecidos geralmente são pessoas com as quais não têm contato frequente, e o meio de encontro pode ser por meio de terceiros; por isso é importante encontrar o método correto para fazer a solicitação através das orientações que lhe daremos a seguir.

Como pedir um emprego a um conhecido?

Com certeza você já teve contato com algumas pessoas que se relacionam com sua profissão através de eventos de networking ou conferências, e se sente tentado a fazer uma abordagem em busca de trabalho.

Mas você deve ter em mente que você precisa se preparar com antecedência saber como pedir um emprego a uma pessoa com quem você não teve muito relacionamento.

Em primeira estância, não é correto fazer chamadas para o seu número pessoal ou que você escreva para ele através das redes sociais para se candidatar a um emprego. Contacto através de canais especializados para questões de negócio, como por e-mail ou através de redes profissionais como LinkedIn.

Além disso, você pode optar por incluir algumas cartas de recomendação que ajudam a fortalecer sua inscrição. Este deve, sem dúvida, ser acompanhado de um curriculum vitae criativo e atractivo, mas adequado ao tipo de vaga a que se pretende candidatar.

Como pedir emprego a um amigo?

Você provavelmente tem amigos que precisam de seus serviços, mas geralmente não os aprecia como empregadores em potencial. No entanto, quando os laços de amizade são criados, eles podem ter uma afinidade maior com você e decidir dar prioridade a você em relação a estranhos.

Mas para isso, você deve demonstre seu potencial como funcionárioassumindo uma postura profissional. Isso não significa que você vai da amizade à formalidade em segundos, mas deve sempre mostrar sua seriedade e comprometimento com a vaga que pretende se candidatar.

Para fazer isso, você pode solicitar com seu amigo uma reunião em um ambiente adequadoonde você pode mostrar seu currículo profissional, bem como um catálogo de amostras ou referências do tipo de trabalho que você faz.

Se você conhece o negócio deles, você pode preparar uma lista de ideias que você pode contribuir com a empresa, tentando não cair em críticas negativas. Dessa forma, eles verão que você está interessado em contribuir significativamente para o negócio deles e, assim, terá mais chances de ser contratado.

Dicas para convidar amigos e conhecidos para trabalhar

  • Se você ainda não definiu quem é a pessoa para quem pretende pedir emprego, pode começar revisando todos os contatos da sua lista de endereços, para investigar um pouco sobre as possibilidades que pode ter.
  • Depois de encontrar a pessoa certa para pedir um emprego, liberte-se de medos e medos. Você nunca saberá se terá a oportunidade se não tomar a iniciativa. Na pior das hipóteses, você terá uma recusa em trabalhar, mas poderá continuar mantendo contato com essa pessoa no contexto usual.
  • Nunca abuse da confiança que essa pessoa tem em você, tente ser paciente e espere uma resposta oportuna. Evite ser muito insistente.
  • Assuma o pedido como faria com qualquer outra empresa com quem você não tem nenhum relacionamento. Isso demonstrará profissionalismo e uma atitude de compromisso que você deve manter se for escolhido para preencher a vaga.
  • levar algum tempo para estude a empresa ou o tipo de trabalho que você teria que fazer nele, para que você possa discutir adequadamente as razões pelas quais devemos contratá-lo e não outro candidato.
  • Ao fazer a conexão para se candidatar a um emprego, você deve criar uma mensagem clara e concisa que demonstre sua intenção de querer trabalhar com a equipe deles. Mantenha tópicos pessoais fora da mensagem de solicitação de emprego.

Com essas pequenas dicas, você poderá estabelecer um contato adequado para uma situação tão importante quanto pedir um emprego.