Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

ᐈ Cores para currículo | Melhores alternativas e critérios de seleção

Seu currículo é uma das principais chaves para causar uma boa impressão, pois representa a primeira abordagem que você terá com o recrutador. Portanto, tornar seu currículo atraente e profissional é essencial para se destacar da concorrência em primeiro lugar. Para isso, o uso de retomar cores pode ser uma escolha sábia.

Isso não significa que você deva se preocupar apenas em apresentar um currículo criativo cheio de cores ou um currículo básico, pois criar um conteúdo bem desenvolvido e de acordo com o cargo para o qual você irá se candidatar é essencial para que eles finalmente decidam contratá-lo.

Você precisa ter cuidado ao escolher as cores do CV a serem usadas. Isso ocorre porque usá-los incorretamente pode apresentar uma imagem pouco profissional e negativa para sua aplicação.

Então neste post vamos te ensinar qual a melhor cor para um curriculo de acordo com a imagem que se deseja projetar e quais são os principais critérios que devem ser levados em consideração para criar um documento excepcional.

Critérios para aplicar a cor ao seu CV

A primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário transformar seu currículo em um livro de cores. você deve apenas dar-lhe certas nuances que destacam o conteúdoenquanto atrai a atenção do leitor.

Você não deve negligenciar o conteúdo, mas usar cores para destacar as seções mais atraentes do seu CV. Para fazer isso, você deve tentar cumprir as seguintes diretrizes:

  • Não sature o currículo com cores. O ideal é adicionar apenas algumas listras ou seções onde há destaque, sem sobrecarregá-lo para evitar cansaço visual.
  • Selecione um paleta de cores de acordo com o tipo de área em que você trabalha. Ou seja, você deve tentar escolher uma cor que se harmonize com a sua personalidade, bem como com o cargo para o qual você deve se candidatar.
  • Você deve tentar selecionar tons opacos, que estão mais próximos dos limites de cada paleta de cores. Ou seja, escolha os tons mais claros ou mais escuros da cor selecionada, para evite cores muito chamativas e brilhantes.
  • Tente não fazer muitas combinações. Usar no máximo 2 tons em harmonia é a chave para evitar que este importante documento pareça confuso ou pouco profissional.
  • Evite colocar cor nas letras. Lembre-se que uma das chaves é usar fontes para o currículo que sejam legíveis e que permitam uma rápida compreensão das informações que são adicionadas no CV.

Melhores cores de currículo

A escolha das cores para o seu currículo dependerá de vários fatores: principalmente sua profissão ou ocupação, bem como as características da empresa ou cargo para o qual você vai se candidatar. No entanto, você pode ter uma idéia clara de como escolher a melhor combinação de cores para o CVsabendo quais sensações cada um dos tons mais usados ​​transmite.

cinza

Este é um dos tons que podem ajudá-lo dar ao CV um pouco de força sem ser muito chamativo. É ideal para ser utilizado em casos que envolvam trabalhos com altos padrões de responsabilidade ou quando se deseja apresentar um currículo em uma empresa conservadora.

Esse tom sóbrio costuma ser usado em candidatos a carreiras profissionais. Por exemplo, pode ser uma escolha ideal na hora de criar um currículo de engenharia civil, pois está associado à imparcialidade e neutralidadepor isso se encaixa nos perfis de muitos profissionais dessa área.

Azul

Esta é uma das cores de currículo de maior sucesso, já que está associado à estabilidade, formalidade e institucionalidade.

Por exemplo, se você vai criar um currículo de psicólogo, o ideal é que selecione cores que estejam relacionadas à área da saúde, como o azul, principalmente em suas variações cobalto ou índigo, que demonstram profissionalismo, seriedade, calma e integridade; Valores importantes para todos os profissionais de saúde.

Variações de azul mais claro e tons mais próximos do ciano também podem ser usadas, o que indica criatividade e generosidade, embora você deva ter cuidado para evitar tons excessivamente brilhantes.

Verde

Os tons verdes podem ajudar a projetar uma imagem serena de bem-estar e frescura. Geralmente é associado à natureza e à conservação, embora também seja sinônimo de fortuna e dinheiro. No entanto, nem todos os tons de verde costumam ser os mais adequados para usar entre as cores do currículo.

É fundamental respeitar a regra dos limiares de cor, para que fiquem próximos de tons extremamente claros, ou bastante escuros. Também é possível fazer certas combinações, seja borrando a mesma paleta de verdes, ou em contraste com tons neutros como cinza claro ou preto.

Os tons azulados podem ser usados ​​em um currículo para um professor por exemplo; embora o verde também possa ser usado para as profissões ligadas à ecologia, conservação e sustentabilidade.

Preto

Como cinza, este cor neutra é uma escolha comum para transmitir elegância e formalidade. Mas é preciso controlar a quantidade dessa cor que é aplicada no CV, para evitar que pareça fúnebre.

tons avermelhados

Embora não seja uma das cores mais comuns nos currículos, os tons avermelhados, principalmente aqueles que estão perto de BorgonhaEles podem ser uma boa escolha em determinadas ocasiões. No entanto, é preciso entender que ele deve ser usado em áreas muito específicas, especialmente para destacar marcadores ou listras de seçãoentão não se destaca tanto.

Apenas um pouco de tom avermelhado é ideal para destacar o CV; e combinando-o com cinza escuro e até preto, pode-se obter uma aparência bastante atraente.

Se for um currículo de fotógrafo por exemplo, você pode usar um modelo que contenha alguns gráficos ou marcas nessa cor para ajudar a destacar sua criatividade.

Independentemente das cores de currículo que você escolher, tente seguir as diretrizes que fornecemos.

No entanto, isso não significa que essas são as únicas cores que você pode usar. Lembre-se de avaliar as condições do trabalho e garantir que essas cores sejam condizentes com sua personalidade para que você possa fazer a escolha ideal.