Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

ᐈ Foto ideal para colocar no currículo: é absolutamente necessário?

O aspecto visual do seu currículo representa um dos fatores que podem influenciar na hora de concorrer com candidatos com características semelhantes às suas. No entanto, muitas pessoas enfrentam a indecisão de não saber qual foto colocar no curriculopois acham que esse fator pode subtrair pontos de sua aplicação.

Aliás, há quem se pergunte se é absolutamente necessário colocar uma fotografia no currículo, ou se, pelo contrário, se pode entregar um CV sem fotografia. A verdade é que embora este elemento não seja obrigatório em todos os casos, existem fortes razões para incluir uma fotografia no currículo.

Fotos para um currículo ideal

Qual foto colocar no currículo?

Escolher o tipo ideal de fotografia para este importante documento é fundamental para causar uma excelente impressão antes de chegar ao ponto da entrevista de emprego.

Então, se você quer saber tudo relacionado aos principais parâmetros para escolhendo qual foto colocar no currículo, e também; Para saber quando você não deve adicionar esta imagem ao documento, convidamos você a continuar lendo este post.

Onde você coloca a foto do currículo? Direita ou esquerda?

Antes de definir qual foto colocar no currículo, é necessário estabelecer o localização ideal da mesma.

Em geral, não existe um parâmetro que defina necessariamente um lado específico para adicionar a foto do CV. Portanto, se você já se perguntou onde a foto deve ser colocada no currículo, saiba apenas que ela deve ser localizada no topo do documentoindependentemente de você decidir colocá-lo à direita ou à esquerda.

Basicamente, em muitos casos, a localização dependerá do tipo de modelo de currículo profissional que você decidir usar de acordo com o perfil do seu funcionário. Normalmente as configurações que apresentam uma estrutura horizontal, indicam que a foto do CV está localizada no lado direito do documento.

Mas quando se trata de configurações verticais com barras laterais, a localização pode ser variável, embora sempre respeitando que a imagem permaneça no topo da página. Então você só precisa definir a estrutura que melhor se adapta a você e se preocupar em selecionar uma imagem de acordo com os requisitos deste importante documento.

CV com foto ou sem foto?

Basicamente, decidir se você deve ou não colocar uma foto em seu currículo vai a depende de fatores externos, como as exigências da empresa ou os costumes do lugar. Por exemplo, em países como a Inglaterra não é costume solicitar currículos com foto, pois para as empresas isso representa uma fonte de distração. Portanto, se você planeja escrever um currículo em inglês, deve ficar atento a esse parâmetro.

No entanto, em países como Espanha, é habitual que as candidaturas sejam acompanhadas de uma fotografia que permita identificar rapidamente o requerente. Por isso, você deve ler muito bem quais são os requisitos da empresa, e saber quais parâmetros são exigidos na candidatura à vaga.

Se você decidir enviar curriculo sem foto Para uma empresa onde normalmente são recebidas candidaturas com a imagem do candidato, pode colocar-se em desvantagem e estar a um passo de ser contratado.

Mas igualmente, se você não prestar atenção aos detalhes e você envia um CV com fotografia para uma empresa que exige especificamente currículos sem foto, você pode parecer sem noção e pouco profissional.

Parâmetros que devem ser respeitados para saber qual foto colocar no currículo

Depois de ter tomado a decisão de incluir uma fotografia no seu CV, deve saber que existem certos parâmetros que devem ser cumpridos para Transmitir uma imagem adequada e profissional.

enquadramento

A foto para o currículo deve ser tirada a uma distância ideal, onde você possa aprecie seu rosto, ombros e parte do braço. Nos casos em que é usada uma foto muito próxima, a imagem pode ser percebida como levemente distorcida; e se você tirar uma fotografia de corpo inteiro, não poderá apreciar quem você é.

Tamanho e plano de fundo

O tamanho ideal da foto para o CV é tipo passaporte, com fundo claro (de preferência branco) e com excelente qualidade. Se possível, tire esta foto em um estúdio profissional que forneça iluminação adequada para capturar seu melhor ângulo.

Vestiário

Use roupas apropriadasque transmite uma imagem profissional. Não se trata de usar roupas caras, apenas que você deve cuidar para que a foto do seu currículo fique de acordo com o trabalho para o qual você vai se candidatar. De qualquer forma, evite decotes, óculos, chapéus, entre outros acessórios que cubram o rosto.

Sorrir

Não tente parecer muito sério. Mostrar um sorriso amigável, natural e sincero será a melhor maneira de criar confiança com o recrutador. Isso cria uma boa conexão com a pessoa que analisará sua inscrição.

Imagem pessoal

Cuide da sua imagem pessoal. É imprescindível que seja percebida na foto do currículo uma imagem limpa, arrumada e ordenada; então você deve manter o cabelo arrumado e, no caso dos homens, com a barba bem feita.

não recicle imagens

Isso é sobre evite usar fotografias muito antigas onde você parece muito diferente de sua imagem atual. Você também não deve cortar fotos de grupo, pois isso será percebido como pouco profissional.

Por que adicionar uma foto ao seu currículo?

Existem vários fatores que podem ser benéficos para quem opta por enviar um CV com foto.

  • Em primeira instância, um currículo com foto ajuda o recrutador lembrar de você com mais facilidade. Isso é extremamente importante para evitar que o CV seja confundido entre tantas aplicações.
  • O documento é percebido muito mais personalizadouma vez que se dá um rosto às palavras descritas no CV.
  • Em geral, o currículo terá uma imagem mais marcante e menos chata, o que permite criar uma conexão visual com o leitor.

Agora que você já sabe qual foto colocar no seu currículo, pode complementar sua inscrição com uma imagem que o represente adequadamente; e permitir que você se aproxime da obtenção da preciosa posição de trabalho que deseja.