Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

Currículo do Gerente de Produto

Uma breve olhada em qualquer portal de emprego é suficiente para apreciar a presença constante de ofertas para preencher o cargo de Gerente de Produto. É um daqueles perfis que deixaram de ser futuros para se tornar o mais atual dos presentes. Revisamos quais são as características que definem esses profissionais e como você pode se preparar para decolar nessa carreira profissional.

É verdade que a globalização nos levou à generalização dos termos anglo-saxões como ponto de encontro de empresas em qualquer canto do planeta. Mas, muitas vezes, isso implica que uma posição que já existia anteriormente é chamada em inglês. É o caso que nos preocupa. Um Gerente de Produto nada mais é do que o tradicional Gerente de Produto.

currículo de gerente de produto

O que faz um Gerente de Produto?

o gerente de produto ele é uma figura chave em uma empresa porque atua como uma ponte entre os clientes e o departamento de produção. Tem várias responsabilidades, mas a principal é conhecer as necessidades e preferências dos consumidores e transferi-las para quem lida com a produção, para que respondam a essas preocupações.

Além disso, também está em contato permanente com a área de Marketing para que essas qualidades tão exigidas sejam comunicadas da forma mais eficiente. E, é claro, trabalha em estreita colaboração com os departamentos de pesquisa ou tecnologia que são fundamentais para moldar inovações relevantes.

O principal funções do gerente de produto pode ser especificado em:

  • A geração de uma oportunidade ou ideia que responde ao que o usuário demanda.
  • Análise regular do mercado e dos clientes para detectar mudanças nas necessidades.
  • Coordenar a percepção da marca e do produto.
  • Estude o feedback recebido do cliente sobre o novo produto ou as modificações.

Estudos necessários para atuar como Gerente de Produto

Como é evidente, um gerente de produto é um profissional em que a versatilidade é especialmente valorizada no que diz respeito à sua formação. Eles geralmente têm pelo menos um diploma universitário, especialmente em carreiras como Administração de Empresas, Marketing ou similares. No entanto, o mais comum é fazer um mestrado ou pós-graduação especializada em Product Manager que é ministrado em diferentes instituições.

O que um currículo de Gerente de Produto deve conter?

Na seção de treinamento, já verificamos que o currículo de gerente de produto É bastante aberto, quase qualquer pessoa com uma certa abordagem de negócios pode responder a esse perfil. Por outro lado, uma das questões que as empresas mais valorizam na hora de preencher esta vaga é a experiência. Portanto, recomendamos que seja uma das seções que se destacam em seu currículo ao escrevê-lo.

Competências no currículo de um Product Manager

Embora no capítulo anterior tenhamos destacado a importância de credenciar a experiência de trabalho ao propor sua candidatura a um cargo de Gerente de Produto. Nem tudo está perdido se você não tiver. É possível que uma empresa opte por um candidato sem experiência anterior, avaliando outros aspectos que são essenciais. Estamos nos referindo ao Habilidades de um gerente de produtodentre os quais destacam-se:

  • Habilidades de comunicação e gestão de relacionamento: grande parte do tarefa de um gerente de produto acontece de estar constantemente em contato com diferentes departamentos e todos os tipos de pessoas.
  • Criatividade e capacidade de estabelecer estratégias: você deve ser capaz de sugerir ideias que reflitam as demandas que os clientes fizeram de você.
  • Dinamismo e praticidade: passar do nível teórico para o real, pois o que se trata é executar os projetos o mais rápido possível.
  • Empatia e inteligência emocional: a primeira para poder ecoar o que os usuários dizem e a segunda para gerenciar emoções e transmitir positividade porque nem sempre as coisas saem como planejado.