Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

Curriculum Vitae de um Escritor

Você é apaixonado por escrever? Pode parecer impossível para você viver dessa vocação, porém é uma profissão com mais oportunidades do que você imagina. Nós te ajudamos preparar um currículo de redação e descubra como focar sua carreira profissional. Com essas ferramentas, você estará mais perto de realizar seu sonho.trabalhar como escritor

O que faz um Escritor?

Se falamos no local de trabalho, um escritor é a pessoa que profissionalmente engajados na escrita de textos. Mas, a ideia automática que nos vem à cabeça é que escritor é aquele que cria um romance, uma peça, uma história ou um livro de poesia.

Esse aspecto do autor é um caminho complexo, mas não significa que seja impossível. Claro, a primeira coisa que você precisa é ter um trabalho escrito que você possa mover entre as editoras. Atualmente, existem até possibilidades de publique diretamente seu trabalho gratuitamente na internet ou financiá-lo em círculos fora do mundo editorial convencional, basicamente por meio de crowdfunding.

Onde trabalhar como escritor?

Além dessa ideia tradicional do escritor como artista criativo, existem outras possibilidades de trabalhar a escrita que, além disso, nesses tempos de internet, foram ampliadas e diversificadas. Então se você pensa dedicar-se a ser escritor, você pode procurar um emprego como:

  • editor de guias, com um campo de possibilidades enorme: viajar, aprender sobre um assunto específico, estudar, ler…
  • escritor de manual de instruções
  • ghost writer, ou seja, escrever a ideia de outro que não tem capacidade para isso, mas que tem meios.
  • escritor da biografia de alguém que quer publicar sua vida.
  • redator técnico, cuidando de redigir os trabalhos de pesquisa de cientistas de qualquer área.

O que o currículo de um escritor deve conter?

Em qualquer um dos casos que mencionamos, também no do autor literário com obra a ser publicada, você tem que criar um currículo de escritor. É uma espécie de carta de apresentação para se dar a conhecer e que deve assentar nos três eixos seguintes

  1. Treinamentoincluindo não apenas estudos regulamentados, mas qualquer curso ou encontro entre escritores do qual você tenha participado.
  2. Prêmios ou menções que você obteve. Existem muitos escritores que começam suas carreiras se submetendo a concursos literários de todos os tipos, é essencial que esse aspecto seja refletido em seu currículo de redação.
  3. Publicações, se você já conseguiu trazer à luz algum trabalho. Inclui os textos publicados de forma não profissional ou gratuita, pois o que se trata é que se aprecia que a sua carreira profissional continuada.

Estudos necessários para trabalhar como escritor

Não há estudos específicos do escritor, embora obviamente carreiras como Filologia ou Jornalismo sejam dois clássicos relacionados a essa profissão. Sem dúvida, nestes tempos de especialização é muito valorizado a realização de workshops (Técnicas Narrativas, Romance Negro, Ensaio ou qualquer outro similar) ou cursos de redação.

Habilidades no currículo de um escritor

Esta é uma seção onde você pode realmente “se exibir” e fazer seu currículo de redação se destacar de outros candidatos. Aconselhamos que você seja o mais explícito e exaustivo ao desenvolver estes pontos:

  • Colaborações em qualquer publicação, mesmo aquelas que você fez quando era estudante.
  • Tendo seu próprio blog, quase lhe diríamos que é essencial para um escritor ter seu próprio espaço na Internet para publicar resenhas de livros, fragmentos de suas obras e qualquer ideia relacionada ao mundo da literatura.
  • Explique sua relação com a escrita, por que escreve, desde quando, sua relação com os livros, que tipo de leitura lhe interessa.

Um último conselho, currículo do escritor forma é especialmente importante. Claro, sem erros de ortografia ou gramática. Mas, também, dê um toque de originalidade, mostrando que você realmente sabe escrever.