Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

Curriculum Vitae do Motorista | Currículo para trabalhar como motorista

Uma das profissões essenciais que tem mostrado sua importância nos últimos meses mais do que nunca. Não só por causa da pandemia, o Brexit, por exemplo, também mostrou como a falta de motoristas profissionais pode paralisar a vida de um país. Escreva o seu Curriculum Vitae do Motorista seguindo nossos conselhos e você não apenas encontrará um emprego, mas também poderá optar por empregos de maior qualidade e obter estabilidade.

O que um motorista faz?

O condutor é a pessoa responsável pela condução de um veículo em que transporta mercadorias ou pessoas. Você é responsável não apenas por trazê-los ao seu destino nas condições esperadas, mas também por sua segurança durante a viagem.

Claro que tem de conhecer as normas de circulação do território por onde se desloca, bem como a legislação que afeta a sua atividade. De facto, a figura do condutor profissional é regulada pelo disposto na Lei 17/2005, de 19 de julho.

Estudos necessários para trabalhar como motorista

O primeiro requisito exigido para trabalhar como motorista é ter a habilitação adequada para o tipo de veículo que vai conduzir ou a carga que vai transportar:

  • A licença C é necessária para dirigir caminhões
  • o C+E para reboque
  • o D para ônibus

Mas, além disso, você deve ter obtido o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) que o qualifica para exercer a profissão de portador. Lembre-se que existe um certificado diferente se for dedicado ao transporte de mercadorias ou pessoas.

Outras autorizações a ter em conta são as que permitem conduzir determinados tipos de cargas. As autorizações para mercadorias perigosas (ADR) são atualmente:

  • ADR: transportar em veículos que não sejam tanques quaisquer mercadorias perigosas que não sejam explosivas ou radioativas.
  • petroleiros ADR
  • ADRs explosivos
  • ADRs radioativos

O que deve conter o currículo de um motorista?

Recomendamos que você apresente seu currículo de motorista de forma bem visual. Trata-se de o empregador ver de relance que você tem as cartas de condução necessárias e que tem experiências de trabalho semelhantes. Todo o resto não vai contribuir com nada de excepcional que desequilibre a balança a favor de sua candidatura.

No caso de se dedicar ao transporte internacional de mercadorias ou ao transporte de passageiros no setor do turismo, é essencial que destaque as línguas que fala. Geralmente não é obrigatório, mas sem dúvida, será um ponto que fará você se destacar.

Além disso, é interessante que você inclua seu conhecimento de Primeiros Socorros, se o tiver. É uma questão que pode ser decisiva para quem está na estrada o dia todo e nem sempre recebe a importância que merece. Não cometa esse erro!

Habilidades no currículo de um motorista

Claro, habilidades de condução é a melhor carta de apresentação para alguém que aspira a trabalhar como motorista. Mas, não se esqueça de destacar outras qualidades pessoais que farão a diferença entre sua candidatura e outros perfis. É importante que, no momento da entrevista, você exiba essas habilidades para que não fiquem letra morta:

  • Responsabilidade: na maioria dos casos, o motorista organiza os detalhes de sua viagem e a passa sozinho, sem supervisão. É fundamental despertar a confiança em quem vai te contratar.
  • Pontualidade: é fundamental que você se comprometa com os horários, pois toda uma cadeia de pessoas depende de você chegar no horário.
  • Atendimento ao cliente: em muitas ocasiões, o motorista é o elo direto entre a empresa e seus fornecedores ou clientes. Você precisa representar corretamente os valores e interesses da pessoa que o contrata.
  • Leitura do mapa: às vezes você terá que procurar rotas alternativas em caso de imprevistos. Embora os dispositivos digitais sejam de grande ajuda, você deve demonstrar sua prontidão para resolver essas situações difíceis por conta própria.