O que deve ter o currículo de um especialista em robótica? nós dizemos a você

Quem não sentiu em algum momento da vida, principalmente na infância, um certo fascínio pelo mundo dos robôs? Se este é o seu caso, é interessante que você conheça a profissão de especialista em robótica. É um perfil profissional bastante desconhecido e, no entanto, com forte presença em qualquer setor industrial.

Porque os robôs fazem parte das nossas vidas há décadas e ainda têm muito a desenvolver.

O que faz um especialista em robótica?

Não a robótica Não é um assunto reservado à ficção científica. Como vos dissemos, já no século passado fazia parte do nosso quotidiano. Algum robôs, sim, muito longe daquelas bonecas com passos rígidos e voz eletrônica que apareciam em filmes e séries. Robôs são máquinas evoluídas que lidam com inúmeras tarefas e trabalhos. E, de fato, espera-se que Há cada vez mais empregos em que as máquinas substituem aos humanos.

A boa notícia é que essa maior mecanização dos processos mais rotineiros e trabalhosos implica em um aumento proporcional na demanda por Especialistas em Robótica. Porque, o robótico é a ciência que trata programação e a parte mecânica da operação de um robô. Implica ter conhecimentos em áreas tão diversas como eletrônica, computação, engenharia ou nanotecnologia.

Funções de um especialista em robótica

Especialistas em robótica têm funções diferentes dependendo da área de trabalho em que se concentram e do campo de aplicação dos robôs com que lidam. Mas geralmente, engenheiros de robótica Lide com:

  • Projetar, desenvolver e manter unidades robóticas
  • Aconselhar sobre soluções robóticas para cada tarefa
  • Monitore a segurança do robô
  • Coordenar todos os membros da equipe

Finalmente, se olharmos para os diferentes ramos ou campos, podemos falar sobre funções como:

  1. Criação de eletrodomésticos inteligentes
  2. Projeto de equipamentos de diagnóstico e intervenções médicas
  3. Implementação de cadeias de automação em diferentes tipos de indústrias
  4. Robôs dedicados à automação residencial
  5. Desenvolvimento de veículos não tripulados

Estudos necessários para trabalhar como especialista em robótica

Para preencher este trabalho, bem como outras profissões, como diretor de tecnologia, enfermeira ou dentista é necessário credenciar estudos universitários superiores

Existem diferentes possibilidades para abordar o seu treinamento especializado em robóticajustamente porque estamos diante de um perfil verdadeiramente multidisciplinar.

Se você está pensando em realizar um estudo de Grau para se dedicar a ser um Expert em robóticaEstes são os mais úteis:

  1. Engenharia em Eletrônica, Robótica e Mecatrônica: a opção mais recente e completa. É um diploma oficial e dá acesso a diferentes mestrados em Robótica.
  2. Engenharia Industrial Eletrônica e Automática
  3. Engenharia Mecânica
  4. Engenharia Eletrônica
  5. Engenharia Informatica
  6. telecomunicações

No entanto, você não pode se tornar um especialista em robótica apenas por ter estudos universitários. Pense que existem diferentes escalas de responsabilidade, como ocorre em qualquer local de trabalho. E é muito importante que você tenha clareza sobre o campo de aplicação da robótica em que você deseja se dedicar, porque isso abre algumas possibilidades de formação ou outras. Estes são, por exemplo, alguns dos cursos de especialistas em robótica mais valorizados, muitos dos quais exigem apenas um diploma de bacharel para poder cursá-los:

  • Especialista em robótica médica
  • Técnico em automação e robótica industrial
  • Especialização em Robótica e Visão Artificial
  • Curso de Robótica e Inteligência Artificial.
  • Especialista em Robótica Educacional

Habilidades no currículo de um especialista em robótica

Existem duas qualidades essenciais que você deve ter se quiser ser um verdadeiro especialista em robótica: paciência e muita e muita imaginação. Longe do que possa parecer, todos os perfis profissionais relacionados à programação eles têm que ser muito criativos. Se você pensar bem, não é tão estranho, porque o objetivo deles é encontrar soluções diferentes para os mesmos velhos problemas.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Subir