O que deve ter o CV de um Cientista? Conheça esta profissão

Curriculum Vitae do Cientista

Poucas vezes na história o papel desses profissionais foi tão reivindicado quanto nos últimos dois anos. Analisamos os pontos fortes de Curriculum vitae da profissão de científico, que funções cumprem e outros detalhes sobre esta excitante carreira. Ainda há muito a ser descoberto!

Sob a denominação de cientista agrupam-se todas aquelas pessoas que se dedicam à pesquisa, ou seja, buscar respostas para qualquer um dos dilemas ou problemas que surgem em qualquer faceta da vida. É claro que suas soluções devem ser baseadas em verificações feitas seguindo as regras do método científico. Eles devem ser diferenciados dos pensadores ou criadores que propõem uma teoria.

O que faz um cientista?

O papel dos cientistas é justamente demonstrar que uma afirmação teórica é verdadeira.

É interessante que estamos começando a separar o conceito de cientista da imagem típica de alguém de jaleco branco, preso em um laboratório. Claro que esse tipo de pesquisadores eles são cientistas. Mas também um sociólogo que realiza estudos de campo na população para fornecer respostas sobre os rumos das sociedades.

Ou um especialista em som que realiza testes para determinar as melhores condições acústicas em diferentes espaços. Estes são apenas dois exemplos que demonstram a diversidade da figura de um cientista.

Estudos necessários para trabalhar como cientista

Como pode ser visto pelo que foi explicado acima, há tantos estudos que apoiam o currículo de um cientista quanto há assuntos que podem ser investigados, Não é um trabalho que exige um diploma, muito menos um específico. como também é o caso da profissão de redator, artista ou comercial,

Embora não seja essencial, o mais comum é ter um diploma de bacharel na disciplina a que você vai se dedicar. Além disso, praticamente todas as carreiras e universidades oferecem cursos de pós-graduação, mestrado ou disciplinas especificamente voltadas à pesquisa. Se você tiver um, destaque-o em seu currículo.

Escreva CV para trabalhar como cientista

Por fim, existem ferramentas informáticas e de comunicação com as quais os cientistas trabalham e que requerem conhecimentos prévios e, por isso, está interessado em refletir sobre o seu CV. Entre outros:

  • bases de dados
  • programas de design gráfico e gráfico
  • processamento de imagens e vídeos
  • processadores de texto para relatórios

O que o currículo de um cientista deve conter?

Ao focar seu currículo para dar-lhe um perfil científico, é essencial que destaque a experiência, ou seja, todos os tipos de investigações que você realizou ou em que tenha colaborado, mesmo que não estejam relacionados com o cargo a que se pretende candidatar. O importante é que você mostre isso interesse e vocação para a pesquisa.

Aproveite para mostrar que conhece e possui as habilidades essenciais que garantem que você será capaz de realizar seu trabalho como cientista. Entre os que recomendamos:

  1. coleta e gerenciamento de amostras
  2. extração e análise de dados após a observação
  3. interpretação de resultados
  4. defesa e argumentação das conclusões obtidas

Habilidades em um currículo de cientista

Para ter um verdadeiro perfil de cientistatão importantes quanto o conhecimento e o treinamento necessários para poder investigar são certos qualidades pessoais e intelectuais. Sem dúvida, estes são essenciais:

  1. uma mente aberta sempre pronto para aceitar diferentes soluções
  2. uma curiosidade incessante que o leva a fazer perguntas até mesmo sobre os princípios mais elementares e aceitos em todo o mundo.
  3. paciência e perseverançaO método científico é tentar, errar, tirar conclusões precipitadas e tentar novamente. A carreira científica não é uma válvula de escape para pessoas que desmoronam ou vão embora no primeiro fracasso.
  4. capacidade analítica e reflexiva saber extrair conhecimento dos testes realizados.
  5. espírito crítico assumir seus próprios erros e aceitar as opiniões dos outros
  6. Interesse em aprender sempre, não importa quantos estudos existam
  7. trabalho em equipe
  8. colaboração multidisciplinar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Subir