Saltar al contenido
Curriculum Vitae Gratuito

Resumo do gerente de contas-chave | Trabalho de gerente de contas-chave

A maioria das empresas sobrevive vendendo seus serviços ou os produtos que fabricam. Em um ambiente cada vez mais competitivo, é mais do que lógico que eles precisam profissionais que lidam com o aumento dessas vendas. Entre essas figuras-chave dentro dos departamentos de Marketing está ganhando destaque absoluto o Gerente de Contas. Depois de conhecer os detalhes de suas funções e responsabilidades, você não terá dúvidas sobre sua relevância e o futuro de trabalho que esse perfil pode abrir para você.Trabalhe como um gerente de contas chave

O que faz um Key Account Manager?

Um Key Account Manager é responsável pelo contas mais importantes de uma empresa. Atua como intermediário entre esses clientes de alto volume de negócios e a empresa para garantir, entre outras coisas, que o relacionamento progrida e se mantenha no longo prazo.

É verdade que você pode confundi-lo com o Gerente de contas. Suas funções são equivalentes, exceto por uma diferença determinante, a O Key Account Manager lida apenas com as principais contas de clientesbons para o volume de faturamento, ou porque têm influência estratégica no desenvolvimento e promoção da marca.

Deveres de um gerente de contas chave

Esta tarefa que corresponde à figura de um Key Account Manager, na prática é especificada nas seguintes funções:

  • Gerenciar o relacionamento com os clientes VIP da empresa, com acompanhamento constante de suas necessidades por meio de comunicação pessoal, fluida e contínua.
  • Analise e avalie todas as informações que recebe, tanto de cada cliente quanto da concorrência, com o objetivo de entender a realidade e poder montar soluções eficazes.
  • Promover a marca por meio de uma estratégia que a diferencie de outras empresas, com ofertas e produtos alinhados com o que seus clientes demandam.
  • Liderança de equipe, pois é claro que para cumprir suas responsabilidades, um Key Account Manager deve estar cercado de colaboradores com diferentes perfis.

Estudos necessários para trabalhar como Key Account Manager?

São profissionais de área de marketing e vendas, pelo que todos os estudos relacionados com esta área são os que melhor respondem à formação de um Key Account Manager. Mas também se encaixa em outros ramos, como engenheiros seniores em Telecomunicações, licenciados em Ciências Económicas e os do ADE.

Embora não seja essencial ter um diploma para desenvolver a função de Key Account Manager, aqueles que o fazem são os candidatos mais procurados. Além disso, aqueles que têm um MBA ou um Mestre do Comércio, por exemplo. E, claro, você tem que ter um alto nível de inglês.

O que um currículo de Key Account Manager deve conter?

Uma das questões mais valorizadas no recrutamento de um Key Account Manager é a especialização no setor específico de atividade de cada empresa. Pensemos que se centra na satisfação dos clientes mais exigentes, pelo que é tão importante um conhecimento exaustivo desse mercado. É, portanto, um dos pontos que você deve destacar ao enviar seu currículo.

Habilidades em um currículo de gerente de contas-chave

A par da formação, conhecimento sobre a atividade da empresa e experiência, não se esqueça de destacar no seu CV algumas competências muito específicas para se candidatar a uma posição de Key Account Manager. Por desenvolver suas habilidades nesta posiçãoé importante que você tenha:

  • fortes habilidades analíticas
  • mentalidade estrategista
  • empatia e aquela chamada “habilidade de pessoas” que facilita as relações pessoais, para que os clientes se sintam à vontade com você
  • grande capacidade de organização, tanto ao nível das suas próprias tarefas como das de coordenação para que a sua equipa de trabalho trabalhe
  • dinamismo e criatividade